A máxima de pensamento positivo no ano que se inicia, de que “ano novo, vida nova”, chegou na Câmara Municipal de Caxias pra valer.
É que o repasse mensal da Prefeitura para o poder legislativo aumentou consideravelmente. Antes em ‘míseros’ R$ 550 mil reais mensais, agora em 2015 esse valor chegará a R$ 620 mil reais, um aumento no repasse de consideráveis 70 ‘pilas’.
O reforço de caixa na Casa do Povo estará disponível já na próxima sexta-feira, dia 9, no repasse referente ao mês de janeiro.
Chegando em boa hora, o dinheiro extra da Câmara poderá acelerar as obras do prédio, que previstos para terminar em 60 dias, corria o risco de não ficar pronto até o retorno dos nobres edis ao trabalho.
Já estava ficando chato para os vereadores terem que conviver com uma simples reforma do telhado se arrastando por tanto tempo e que proporciona momentos desagradáveis para o público que frequenta o local, que chegam a correr riscos, pois passam desprotegidos pela área que está sendo reformada
Não se sabe ao certo se com a nova realidade financeira da Câmara, o salário dos vereadores será reajustado, mas existe essa esperança entre alguns deles que isso possa acontecer.
Assunto transparência dominará o ano na Câmara
Mas enquanto não vem o aumento nos vencimentos dos membros do legislativo, a ordem no ano novo é a transparência na aplicação dos recursos.
Vários vereadores estão se articulando para cobrar a atualização do Portal da Transparência da Câmara Municipal neste ano de 2015.
Criado por força de lei federal, o Portal da Transparência da Câmara deve ter sua atualização feita em tempo real, ou seja, assim que for feito um pagamento para determinado fornecedor, esse valor deve ser lançado imediatamente na página na internet.
Vangloriando-se frequentemente de seguir a risca o Regimento Interno da Casa, a presidente Ana Lúcia Ximenes certamente não criará nenhum empecilho para publicar os gastos da Câmara na internet e mostrar que segue o que determina a Lei 12.527.
Com isso, finalmente um dos poderes no município estará cumprindo o que manda a Lei, haja vista que o prefeito Léo Coutinho não dá muita bola para o assunto.
Ainda bem que Ana Lúcia Ximenes não é assim...
Do Sabá


Nenhum comentário:
Postar um comentário