quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Mulher pode ser a primeira paciente curada de HIV sem o uso de medicação



Uma mulher pode ser a primeira pessoa do mundo curada do HIV (vírus que causa a aids) sem o uso de medicação. Infectada em 1992, a paciente americana não precisou fazer transplante de medula óssea e não tomou nenhum remédio para conseguir se curar, segundo um estudo publicado na prestigiada revista científica Nature.
A pesquisa aponta que existe um novo mecanismo por meio do qual o corpo pode suprimir o vírus, algo que pode ser identificado somente agora por conta dos avanços na área da genética.
A paciente Loreen Willenberg, de 66 anos, teve cerca de 1,5 bilhão de células sanguíneas analisadas, exatamente por ter conseguido se curar do HIV sem nenhuma medicação — apenas duas pessoas, exceto ela, foram consideradas curadas da aids, mas as duas passaram por transplantes por conta de quadros de câncer.
O vírus HIV ainda está no corpo de Willenberg, mas não consegue se reproduzir ou infectar novas células. O que aconteceu no caso dela é que seu próprio corpo conseguiu controlar o vírus, algo que apenas 0,5% das pessoas com aids conseguem fazer.
Isso porque ela faz parte do grupo que os médicos chamam de “controladores de elite”, pessoas que conseguem suprimir o vírus sem o uso de remédios. Os controladores de elite têm uma resposta imune baseada nas células T e conseguem reduzir a carga viral até ela se tornar indetectável.
Willenberg foi, então, considerada curada por ter apresentado o nível mais baixo de carga viral entre outros 63 pacientes analisados pelo estudo — mesmo existentes, eles não foram capazes de se reproduzir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário